Serviços para Cidadãos Italianos:

Passaporte Italiano -  Apenas agendamos entrevista do passaporte italiano no CONSULADO DE SP – consulte-nos

Atualização de Cadastro Aire -  Se seu endereço estiver desatualizado lhe assessoramos também – consulte-nos

Atualização de estado civil -  Qualquer alteração no seu estado civil deve ser informada ao consulado competente, tais como: nascimentos de filhos menores, casamentos ou divórcios. Também assessoramos você – consulte-nos.

 

cidadania-italiana-italia-ghf

 Cidadania Italiana

Quem tem direito:

  • Filhos, netos, bisnetos, trinetos e tetranetos, desde que a linhagem seja paterna, podemos fazer o processo administrativo.
  • Tendo mulheres na árvore genealógica, o filho desta primeira mulher, se nascido apos 1948 terá direito de receber a cidadania de sua mãe e poderá transmitir aos seus descendentes. 
  • Se na sua árvore houverem mulheres, cujo filho nasceu antes de 1948, seu processo somente pode ser realizado por vias judiciais na Itália. Seria uma cidadania "Via Materna". 

ghfbrasil dupla cidadania italiana direito

Como obter:

  • Podemos realizar qualquer processo diretamente na Itália, onde o tempo do processo é de até 180 dias para finalizar.
  • Para residentes no estado de São Paulo, que desejam fazer o processo através do Consulado Italiano no Brasil, a fila de espera é de aproximadamente de 12 anos.
  • Se tiver interesse em obter de forma mais ágil, sugerimos fazer o processo direto na Italia, o que leva até 6 meses para finalizar a partir da sua chegada. Por lei é necessário a permanencia inicial na Italia por até 45 dias e depois quando da finalização é necessario sua presença mais alguns dias para assinaturas e confecçao da identidade. 
  • Aos clientes que optam para ir à Italia: Providenciamos a assessoria desde a recepção no aeroporto até a assinatura dos atos - incluindo hospedagem. Acompanhamos e cuidamos de todo processo burocrático.

 

NOTA: Sobre as cidadanias canceladas: A GHF CONSULT informa que nossos clientes estão completamente assegurados legalmente, pois todos os procedimentos são feitos dentro das leis italianas e que JAMAIS nos envolveríamos com qualquer tipo de corrupção. 

 

Casamento com cidadão italiano contraído depois de 27/04/1983

O pedido para obter a NATURALIZAÇÃO italiana POR CASAMENTO deve ser feito exclusivamente on-line e diretamente no  “MINISTERO DELL’INTERNO – Dipartimento per le Libertà Civili e l’Immigrazione – Direzione Centrale per i Diritti Civili, la Cittadinanza e le Minoranze”, dos requerentes cujos cônjuges italianos – e que estejam regularmente inscritos no A.I.R.E.  

Em primeiro lugar aconselhamos ler o art. 12, II, da Constituição Federal de 1988; consulte também o site www.mj.gov.br/estrangeiros, parágrafo “Nacionalidade e Naturalização, Perda da Nacionalidade brasileira”.

O requerente deverá entregar:

  1. Certidão de Nascimento:  segunda via recente (máximo de 180 dias), em original, em inteiro teor,

Deveremos: Apostilar e traduzir para a língua italiana por um tradutor juramentado. A tradução também deverá estar acompanhada da apostila.

A certidão deve mencionar o sobrenome adotado em decorrência do casamento, ainda que o sobrenome não tenha sido alterado.

Não serão aceitas certidões que não contenham essa observação.

  1. Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal brasileira: solicitá-la junto a um Posto da Polícia Federal ou via Internet www.dpf.gov.br,

Deveremos: Apostilar e traduzir para a língua italiana por um tradutor juramentado. A tradução também deverá estar acompanhada da apostila.

O documento deve estar dentro do prazo de validade (90 dias) e ser apresentado em original. 

  1.  Certidão de Antecedentes Criminais de outros países em que o requerente tenha vivido
  1.  Documento de identidade como: cópia do passaporte válido (páginas com os dados pessoais, foto, data de emissão e data de vencimento) ou RG.

O requerente receberá posteriormente comunicação sobre a aceitação, ou aceitação com restrição ou o indeferimento do pedido. O prazo para a definição do processo de aquisição da cidadania italiana, de acordo com as disposições dos artigos 2 e 4 da lei 7 de agosto de 1990, n. 241 9D.P.R. 18 abril 1994, n. 362) é de 730 dias A PARTIR DA DATA DE ACEITAÇÃO DO PEDIDO. Posteriormente o requerente será convocado por este Consulado Geral a fim de entregar TODA A DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL (e já enviada eletronicamente) como também será necessário apresentar:

  1. Comprovante de residência em nome do requerente (contas de agua / luz / gas / telefone)
  2. "Estratto per riassunto dai registri di matrimonio", em original, emitido pelo Comuneitaliano competente:é fundamental que o “Atto di Matrimonio” tenha sido transcrito no Registro Civil (Stato Civile) do Comune italiano.

Por este motivo aconselhamos – antes de apresentar o requerimento – pedir um “Estratto dell’atto di matrimonio” junto ao Comune italiano de transcrição. 

JURAMENTO

O juramento será mediante hora marcada. 

Quando o ato formal de concessão da cidadania (“Decreto di concessione”) for recebido pelo Consulado, esta representação providenciará a entrega do mesmo por carta registrada A.R. e convidará a pessoa a subscrever o juramento no Registro Civil consular, no prazo de 6 (seis) meses a contar da data de intimação.

Portanto, é indispensável manter atualizado o próprio cadastro, informando ao Consulado qualquer mudança de endereço.

Ressaltamos que junto ao “Decreto” é enviada também uma folha informativa com todas as instruções sobre o juramento. 

 

DÚVIDAS? CONSULTE-NOS!