AIRE E ATUALIZAÇÕES PARA CIDADÃOS ITALIANOS

Assessoria para dupla cidadania europeia

É DEVER de cada cidadão italiano MAIOR de idade, apresentar seu próprio pedido para cadastro no registro consular e finalizar sua inscrição – o chamado “A.I.R.E.”, anexando um comprovante de residência recente (validade máxima 3 meses) em seu próprio nome, além de outros documentos.

Note-se que, mesmo que o nome do cônjuge convivente tenha sido incluído no “Formulário de Inscrição / Dichiarazione Sostitutiva”, este último deverá apresentar individualmente sua própria solicitação com toda a documentação necessária.

A inscrição no AIRE deve ser solicitada exclusivamente on-line através do Portal FAST IT.
ATENÇÃO: mesmo que um pedido de inscrição no A.I.R.E. tenha sido submetido anteriormente junto a outro Consulado Italiano no mundo (utilizando o portal ex-SE.CO.LI ou com outra modalidade), todos os novos residentes da circunscrição consular DEVERÃO enviar o pedido de cadastro no Consulado Geral da Itália no consulado competente pelo Portal FAST IT.

Solicita-se NÃO incluir no formulário “Dichiarazione sostitutiva” os filhos MAIORES de idade como conviventes, pois o sistema não permite o processamento do pedido.
O processo para MAIORES DE 18 ANOS é individual! E o comprovante de endereço precisa estar em nome deste requerente.

Ressalta-se que, após o cadastro no portal e depois de ter ativado a própria conta, é necessário receber primeiro a confirmação via email. Somente depois da confirmação será possível acessar o portal e continuar com o cadastro AIRE.

Veja nosso post sobre esse assunto mais detalhadamente aqui.

Se você tiver atualizações de registro civil ocorridas na Europa e que precisam ser atualizadas junto à ITÁLIA, clique aqui e saiba mais sobre as novas regras da legislação europeia…

Razões para contratar o serviço de assessoria da GHF Consult Brasil:

Esse processo pode se transformar em algo bem complexo e irritante quando não há o apoio de uma assessoria especializada.

O procedimento de trabalho é baseado na análise complexa e completa da documentação, o que evita indeferimentos.

Além do entendimento das leis espanholas, a GHF tem a experiência em outras nacionalidades e suas complexidades, onde a análise crítica torna-se um facilitador nos processos de dupla nacionalidade europeia.

O atendimento é personalizado, conforme as particularidades documentais e civis alinhado com as  necessidades de cada um.

Ainda se necessário, fazemos pesquisas e retificações para correções  em documentos.

Consulte-nos sobre valores e prazos!