Saiba os documentos necessários para você tirar passaporte.
você vai ver que o processo é mais fácil do que  imagina, especialmente se você seguir o nosso passo a passo.
Hoje, como a solicitação de emissão do documento é feita pela internet, tudo ficou mais fácil.
Aquela história de tirar uma foto especialmente para o passaporte já não existe mais, por exemplo.
Atualmente, é necessário preencher dados em um formulário direto no site da Polícia Federal para solicitar o passaporte.

É simples e rápido.

A única questão que pode tornar o processo mais demorado é a falta de algum documento exigido.

Por isso, neste artigo, além de mostrar quais comprovantes você precisa ter em mãos, vamos indicar como obtê-los.

5 documentos necessários para tirar passaporte

Abaixo, indicamos toda a documentação que você precisará ter em mãos ao requerer o passaporte e ao comparecer ao posto da Polícia Federal para encaminhar a emissão.

 

Essas informações constam no site do órgão, mas abaixo de cada doc nós também já aproveitamos para mostrar como você pode obter cada um deles.

1. Documento de Identidade

Inicialmente, você precisará ter em mãos algum documento de identificação para solicitar o passaporte. Segundo as informações da PF, são válidos como documentos de identidade: a Carteira de Identidade (na qual consta o RG),  a Carteira de Habilitação com foto, a Carteira de Trabalho, o Passaporte Brasileiro Anterior ou carteira funcional reconhecida por Lei Federal.

Outro ponto importante diz respeito ao nome: se você alterou seu sobrenome recentemente, em função de casamento, separação ou divórcio, precisa ter em mãos sua Certidão de Casamento atualizada.

Carteira de Identidade

A carteira de identidade é um documento emitido junto ao DETRAN e em alguns municípios é necessário fazer um agendamento prévio para ser atendido (é bom se informar sobre o seu). 

No dia do atendimento no DETRAN, é preciso ter em mãos Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (para quem já é casado) ou Certificado de Naturalização (para estrangeiros naturalizados no Brasil), além do CPF (se já tiver e quiser que conste no documento), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. 

Certidão de Casamento

Se você não tiver a certidão em mãos, pode solicitar uma segunda via em Cartório ou online em sites especializados.

 

No Cartório 24 Horas, por exemplo, você faz o pedido, informa sua cidade e cartório, paga uma taxa (consulte valores para diferentes cidades aqui) e preenche os dados de entrega para recebê-lo em casa.

2. Título de eleitor e comprovantes da última votação

Não é necessário apresentar título de eleitor se a sua situação eleitoral estiver regular e se não houver pendências ou erros de digitação nos dados cadastrados na base eleitoral. Nesse caso, a consulta ao documento é feita automaticamente pelo sistema de emissão.

É possível consultar a situação eleitoral no site do TSE.

Ao agendar o atendimento de solicitação de passaporte, a página da Polícia Federal informa em caso de divergências ou irregularidades.

Se a situação estiver irregular, é preciso apresentar um dos documentos listados no site da Polícia Federal. Uma das opções são os comprovantes de votação, justificativa ou pagamento de multa da última eleição, referente aos dois turnos, se houve segundo turno.

Se você não tem o documento, o Título de Eleitor deve ser obtido na cidade onde o cidadão reside ou trabalha. Para emitir o documento, é preciso ter em mãos a Carteira de Identidade, comprovante de residência e comprovante de quitação do serviço militar (para homens maiores de 18 anos).

Já em relação aos comprovantes da última votação, se você não tiver mais os seus, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e preencher o formulário de solicitação da certidão de quitação eleitoral. Basta informar seu nome, número do título de eleitor, nome do pai e da mãe.

3. Certificado de Naturalização

Estrangeiros naturalizados no Brasil precisam apresentar um documento chamado Certificado de Naturalização para obter o passaporte. Há diferentes tipos de nacionalização, por isso sugerimos que você verifique todas as informações detalhadas no site do Portal Brasil.

A primeira via do Certificado de Naturalização pode ser obtida no Departamento de Polícia Federal, sugerimos que verifique qual está mais perto de você.

Neste link, constam todos os documentos necessários para os diferentes tipos de naturalização.

Já se você necessita de uma segunda via, pode fazer isso por meio de um requerimento ao Ministério da Justiça. Aqui você confere um modelo.

4. Quitação com o Serviço Militar obrigatório

Homens maiores de 18 anos precisam ter situação regular junto ao Serviço Militar Obrigatório.

Somente se não houver pendências ou erros de digitação nos dados cadastrados na base SERMIL (Serviço Militar), não é preciso levar o comprobatório da regularidade, pois a consulta é feita automaticamente pelo sistema de emissão de passaportes.

O documento de quitação é exigido a partir do dia 01 de janeiro do ano em que o solicitante completa 19 anos, até o dia 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

O certificado é emitido pela Junta Militar da cidade onde você realiza o alistamento.

Se necessitar de uma segunda via, precisará comparecer até lá munido dos seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência, foto 3×4 e, se houver, cópia do certificado perdido ou extraviado.

5. CPF

Se na sua Carteira de Identidade ele não constar, você também precisará ter seu número de CPF na hora de solicitar o passaporte.

Hoje é fácil obter o CPF, pois o processo é feito de forma eletrônica pela Receita Federal do Brasil. Para fazer sua inscrição, basta acessar este link e informar seu nome, data de nascimento, naturalidade, nome do pai e da mãe e endereço.

Além dos documentos já citados, você ainda precisará ter em mãos o comprovante de pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União.